Ordenação sacerdotal de Dom Tomás de Aquino

segunda-feira, 6 de março de 2017

Comentários Eleison DIII (503) - "Santos sacerdotes"?

Por Dom Richard N. Williamson
4 de março de 2017


Quando sacerdotes adormecem as almas de tanto acalanto.
Que mais resta de nossa Mãe Celestial além de seu pranto?

Por uma grande graça de Deus, um leitor destes "Comentários" que está imerso no mundo atual pela família e pelo trabalho, conseguiu manter, no entanto, uma percepção do que realmente está-se passando ao seu redor – o grande drama diário da salvação ou da danação das almas com as quais ele depara. Não é uma percepção confortável. Ele poderia desejar não ver mais o que vê, mas por outra grande graça de Deus, não pretende voltar a dormir. Ele sabe o que a Fraternidade Sacerdotal São Pio X costumava representar, e tirava grande proveito disso. Agora, da perspectiva de um simples leigo, sem nenhuma pretensão de fazer uso de argumentos mais elevados, ele observa que a Fraternidade não é mais o que era, pois se juntou à brigada adormecida, e se pergunta o que vai fazer. Suas palavras não podem ser encontradas na Internet, mas devem estar nos corações de muitos católicos tristes. Ei-las aqui, em itálico:

Já mencionei isso antes, mas continuo vendo isso no trabalho. As almas estão famintas, e estão murchando sob o peso do pecado e as pressões desta anticultura que engolfa a todos nós. Quase todos os outrora católicos com quem já conversei ou mostraram-se indignados com todos os abusos ocorridos na Igreja (imagino, todavia, que muitos usem isso como uma grande racionalização para seus próprios pecados), ou viram nos sacerdotes nada mais que homens egoístas que não morreram para si mesmos nem se puseram como Cristo. A visão que têm da Igreja está obscurecida por tanta infidelidade e por tanto pecado.


Não há dúvida de que os abusos na Igreja servem de desculpa para que católicos renunciem à Fé, mas que responsabilidade dos sacerdotes, que, mesmo sem causar escândalo grave público, no entanto, por seu exemplo, deixam de inspirar e elevar! Sacerdotes da Fraternidade – os senhores costumavam inspirar e elevar – onde os senhores estão agora?

Honestamente, eu ousaria dizer que The Angelus Press (revista da FSSPX nos EUA) já não está mais na vanguarda. Precisamos ser sacudidos de nossa complacência (eu sei que eu mesmo preciso em razão de minha natureza humana caída!). Precisamos ser sacudidos de nossa preguiça intelectual. Não há nada de errado em escrever belamente sobre questões espirituais e doutrinais; na verdade, eu não acho que ninguém pode acusar AP de promover heresias, mas... e aqui está a ironia... se nenhuma dessas ideias está entrelaçada no tecido da vida cotidiana ou aborda qualquer dos problemas da modernidade, então a Igreja se torna apenas uma "coisa doce" para acalmar-nos das realidades da vida real.

Aqui está o problema. Sacerdotes reais lidam com "as realidades da vida real". "Senhor, dá-nos santos sacerdotes", reza a FSSPX. Mas infelizmente, não estão agora os "santos sacerdotes" propensos a significar sacerdotes acalentadores? E os sacerdotes deveriam estar acalentando as almas para confortá-las ​​nesta vida, ou não deveriam antes desconfortá-las ​​neste "vale de lágrimas", de modo que todos os seus desejos se direcionem para a vida eterna?

Estou-me tornando cada vez mais indiferente ao que a FSSPX faz porque nós leigos não temos nenhuma influência sobre o que eles fazem. Então, se eles querem precipitar-se no esquecimento, na obscuridade e na irrelevância, que é o que eu acho que vai acontecer, então que sigam em frente. A glória da FSSPX costumava ser a de que ela era a única resistência organizada contra os embustes conciliares a partir de uma rejeição por princípios, não da autoridade, mas de qualquer coisa que estivesse a destruir a Fé. Infelizmente, a FSSPX está usando o mesmo princípio de autoridade – bom em si mesmo – para cooptar qualquer oposição ao erro, enquanto a autoridade está destinada a estar ao serviço da verdade. Então, muito honestamente, eu não tenho ideia do que vou fazer, praticamente falando. Nós ainda frequentamos a FSSPX, mas (ao menos no meu caso) o fervor que eu tinha com a FSSPX está quase extinto. Paciência. Em meio a tudo isto, Cristo é Aquele que dará a vitória.

A Neofraternidade não está realmente a caminho de tornar-se tão irrelevante para a vida eterna como a Neoigreja?

Kyrie eleison.


Tradução: Borboletas ao Luar

Nenhum comentário:

Postar um comentário