Ordenação sacerdotal de Dom Tomás de Aquino

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Comentários Eleison LXXXIV (84) - Harmonias Heroicas


Por Dom Richard N. Williamson


07 de fevereiro de 2009



O heroísmo figurou no primeiro movimento da Terceira Sinfonia de Beethoven inspirado pela ideia de heróis católicos que fazem a guerra pela Igreja.


      Pouco antes do clamor da mídia nas últimas duas semanas, um querido amigo me pediu para escrever sobre qualquer música que me apraze especialmente. Teria de ser uma peça de Beethoven (1770-1827). Então eu poderia destacar o primeiro movimento de sua Terceira Sinfonia, conhecida como "Eroica", ou Sinfonia Heroica.

      Em efeito toda a sinfonia é heroica. É o retrato musical de um herói, originalmente Napoleão, até que Beethoven soube, do Primeiro Cônsul da República Francesa, que ele se transformara num Imperador ao velho estilo do Império Francês, após o qual Beethoven arrancou a página de dedicação a Napoleão e dedicou a Sinfonia simplesmente a um herói. Mas a música permaneceu inalterada: a expressão revolucionária das ardentes esperanças de Beethoven para uma nova era heroica do gênero humano a emergir de uma cansada velha ordem de reis e cardeais.

      E todavia, foi a velha ordem, tal como expressa Haydn (1732-1809) e Mozart (1756-1791) em particular, que deu a Beethoven as estruturas musicais dentro das quais moldaram e contiveram suas novas emoções dramáticas. O primeiro movimento da "Eroica" foi sem precedentes para o mesmo período de Beethoven - mais de 600 bares, com duração em qualquer lugar em torno de quinze minutos. No entanto, da primeira à última batuta, a variedade da riqueza e a força dinâmica das ideias musicais devem sua estreita unidade e controle total à forma sonata clássica que Beethoven herdara do século XVIII: Exposição, Desenvolvimento e Recapitulação (ABA), com um Coda Poderoso o suficiente (inovação de Beethoven) para equilibrar o Desenvolvimento (ABAC).

      Entrando em ação com dois acordes de Mi bemol maior, o herói avança com seu tema principal, o primeiro assunto, construído solidamente fora desse acorde. O tema verte sobre a guerra. Uma valente nova apresentação precede várias novas ideias de diversos ritmos, chaves e estados da alma até momentos de calma vêm com o classicamente mais tranquilo segundo assunto. Mas a guerra volta logo, com ritmos inusitados e violenta luta, culminando em seis martelares de cordas em dois tempos que cortam os três tempos do movimento. Alguns traços vigorosos concluem a Exposição.

      Transtornos e calma alternam-se para o restante do movimento. Notável no desenvolvimento é a mais tremenda agitação de todas, culminando em uma tríplice discordância de Fá maior com Mi natural nos metais, de cuja boca do leão flui o mel de uma nova melodia lírica, mas ainda a passos largos! Notável no Coda é a repetição quádrupla do triunfante tema principal do herói, culminando com lógica inexorável em um resplendor de glória.

      Senhor, concede-nos heróis da Fé, heróis tenros e valorosos, heróis da Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário