Ordenação sacerdotal de Dom Tomás de Aquino

terça-feira, 23 de julho de 2013

A Mulher vestida de sol: Nossa Senhora ou a Igreja Católica?

"Depois apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo de seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça; estava grávida, e clamava com dores de parto e sofria tormentos para dar à luz."

Apocalipse de São João XII, 1



Quem é essa mulher do Apocalipse? A Igreja Católica, em todas as edições do Apocalipse, dá nas anotações que essa mulher significa a Santa Igreja. Ela nos gera na dor e o demônio faz tudo para sua destruição. Mas os ataques e perseguições deste não a poderão destruir. A Igreja se manterá, protegida e defendida pelo braço poderoso do seu divino fundador. Eis o sentido figurativo aceito por toda a cristandade, desde os tempos mais remotos.

Porém, este capítulo do Apocalipse pode ser aplicado à Mãe de Jesus. Nada o impede, e nada o proíbe, desde que fique entendido que tal passagem é altamente de sentido figurado.

Se a passagem é figurada, admite, pois, diversas interpretações.

Há diversos sentidos nas expressões da Sagrada Escritura.

O sentido pode ser literal ou espiritual.

O sentido figurado, no Apocalipse domina, e aqui, sobretudo na visão da mulher misteriosa, vestida do sol, tendo sob seus pés a lua e, em sua cabeça, uma coroa de doze estrelas. (Ap. XII,1)

Tudo é metafórico. Tal mulher significa a Igreja Católica, luminosa como o sol, pelo seu ensino, tendo sob seus pés a lua, imagem das variações humanas, e em sua cabeça, a coroa dos 12 apóstolos, que formam como a irradiação da sua cabeça, que é o Cristo.

Tal é a interpretação católica. Mas não sendo o sentido literal próprio, senão simplesmente metafórico, é permitido dar-lhe outra interpretação, e dizer, por exemplo, que tal mulher misteriosa é a Virgem Imaculada, Mãe de Jesus. Ela é revestida de sol, que é Jesus Cristo comunicando-lhe, pela dignidade de Mãe de Deus, um esplendor, que não é dela própria, mas que vem do sol divino, que é o Cristo. Ela tem a lua sob os pés, para significar o seu domínio sobre a criação: tem a cabeça ornada de 12 grandes estrelas, que são os 12 grades privilégios do que foi enriquecida pelo Altíssimo. A comparação, embora secundária, é suave, é expressiva e mostra, admiravelmente, a grandeza e o poder da divina Mãe do Salvador.



Padre Júlio Maria de Lombaerde, Missionário de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, no livro "Objeções e erros protestantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário