Ordenação sacerdotal de Dom Tomás de Aquino

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Comentários Eleison CXII (112) - A Conversão da Rússia

Por Monsenhor Richard Williamson
Tradução: Cristoph Klug


29 de agosto de 2009 

Um renascimento religioso que parece estar ocorrendo na Rússia pode sugerir que, com a conversão de Fátima, ajudará a salvar a Igreja Ocidental. 

Um surpreendente, porém viável plano do Céu para o mundo de hoje pode supor-se caso a Cristandade Ortodoxa esteja revivendo dentro da Rússia, de acordo com o que um russo me comentou há alguns dias em Londres. Sua percepção corresponde à impressão que trouxe consigo da Rússia um amigo americano que visitou São Petersburgo faz alguns anos – o russo médio tem, ao contrário do Ocidente desgastado espiritualmente, um maior conteúdo espiritual em si. Será que isto nos une à Nossa Senhora de Fátima?... 

Em Londres o russo comentou-me que a Igreja Ortodoxa na Rússia está seguindo, mais que guiando, um renascimento da Ortodoxia entre seu povo. A assistência à liturgia Ortodoxa na Rússia tem aumentado em torno de 50% nos últimos dois anos, e hoje em dia 80% dos russos estão pelo menos referindo-se a si mesmos como “Ortodoxos”, ou seja, crentes. Novas paróquias estão surgindo por todos os lugares. Bíblias são compradas assim que são lançadas. A literatura religiosa está florescendo, enquanto que a propaganda ateia está desaparecendo. A “Santa Rússia” está se erguendo da tumba onde o Comunismo de 1917 a 1989 lutou por enterrá-la.


De tal maneira que em 1989, quando as estruturas Comunistas do “império diabólico” (cf. Presidente R. Reagan) Soviético se colapsaram, os russos voltaram seu olhar para trás em busca de uma ideologia que substituísse o Comunismo, e isto não estava no Liberalismo Ocidental, senão nas raízes nacionalistas e religiosas da Ortodoxia Russa, onde descobriram esse substituto. De fato, o que poderia oferecer o Ocidente decadente à Rússia para satisfazer suas renovadas necessidades nos anos 90? Na economia, ele desfalcou sua riqueza através dos abutres capitalistas; na política, o cerco ainda existente de suas fronteiras para assegurar a hegemonia global e permanente dos Estados Unidos da América através da construção de um anel de bases militares que representam uma causa, senão a verdadeira, pela desastrosa ocupação do Iraque e do Afeganistão que jamais terá fim; enquanto à religião, o intento de expandir até este ecumenismo conciliar com o qual, aparentemente, o clero Russo não quer relação alguma – ao contrário, estão conscientes do desenvolvimento católico tradicional e aprovam-no. 

Sem dúvida, não nos iludamos: a Ortodoxia russa unifica à religião e ao patriotismo numa mescla não totalmente reverente, e esta segue sendo cismática ao não aceitar a Supremacia Papal, e herética ao rejeitar alguns dogmas; portanto, os russos necessitam converter-se à verdadeiramente Universal Igreja Católica. Mas se Nossa Senhora de Fátima tem assinalado a seu país [a Rússia] para ser consagrado ao Seu Coração, não poderia ser não devido ao fato de que os russos ainda são comunistas perversos, mas sim porque os grandes sofrimentos que seu povo teve de suportar durante 70 babilônicos anos de cativeiro comunista os estão fazendo ressurgir das raízes religiosas da “Santa Rússia”, um renascimento de vitalidade espiritual que poderia salvar a verdadeira Igreja, no presente desvanecimento do Oeste, onde a Autoridade da Igreja ainda pode ter um grande número de seguidores, mas com pouquíssima fé, enquanto o resto que ainda permanece Tradicional tem a Fé verdadeira, mas muito pouco se contamos o número de seus seguidores e menos ainda se falamos de Autoridade? Deus bem sabe que a Igreja Ocidental também necessita converter-se! 

Poderia ser então que a Rússia vá rechaçar este cerco em uma Terceira Guerra Mundial permitindo sua ocupação da Europa, o que levará por fim ao Papa Latino consagrar a Rússia ao Imaculado Coração de Nossa Senhora, como o tem pedido em vão por tanto tempo? Será que neste momento o renovado vigor religioso dos russos salvará nossa deteriorada Autoridade e Tradição Católica, cuja Verdade por sua vez limpará seus erros? Se acontecer assim, então novamente Deus terá “a todos encerrado na incredulidade, para que de todos tenha piedade... Quão incompreensíveis são Seus juízos, e quão insondáveis Seus caminhos... A Ele seja a glória por todo o sempre” (Rm. XI, 32...36). 
Católicos, tanto os da corrente dominante como os da Tradição, rezem com todas as forças de seu coração pela Consagração da Rússia ao afligido e Imaculado Coração da Mãe de Deus, ou “Theotokos”, como é conhecida na Igreja Oriental. 

Kyrie eleison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário