Via Non Possumus
Papa São Pio X (1903-1914) |
Que não se exagere, em consequência, as dificuldades quando se trata de praticar o que a fé nos impõe para cumprir nossos deveres, para exercitar o frutuoso apostolado do exemplo que o Senhor espera de todos nós: Unicuique mandavit proximo suo. As dificuldades vêm de quem as cria e as exagera, de quem a si se confia e não ao socorro do céu, de quem cede covardemente intimidado pelas mentiras e risos do mundo: do que se conclui que, em nossos dias mais do que nunca, a força dos maus é a covardia e debilidade dos bons, e todo o nervo do reino de Satã reside na brandura dos cristãos.
Ó! Se se me permitisse, como o fez em espírito Zacarias, perguntar ao Senhor: “Que são essas chagas no meio de suas mãos?” não caberia dúvida sobre a resposta: “Foram-me infligidas na casa dos que me amavam”, pelos meus amigos que nada têm feito para me defender e que, pelo contrário, fizeram-se cúmplices de meus adversários.”
(Discurso pronunciado pelo papa São Pio X em 13 de dezembro de 1908 depois da leitura dos decretos de beatificação de Joana D’Arc, João Eudes, Francisco de Capillas e Teófano Vénard e seus companheiros.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário